Bem Vindo

domingo, 27 de julho de 2014

Vamos refletir?

 
 Vejamos estas árvores.
Olha bem que árvore magnífica 
essa que está a sua esquerda.
Ela é forte, grandiosa, sempre florida,
sua sombra atrai viajantes de vários lugares,
seus frutos são saborosos, 
suas raízes são profundas.
Ela está edificada.
Olha agora para a árvore que está a sua direita.
Fraca, feia e sem folhas, 
nunca produziu um fruto,
não fornece sombra, vive em uma encosta e,
certamente, algum dia desse,
um vento forte ou uma chuva qualquer,
a levará por aí, arrastando seus galhos secos,
tronco morto, pois é uma árvore estéril.
Porém essa árvore, 
apesar de ser tão sem graça,
acha graça todos os dia, 
quando criança levadas,
apedrejam a árvore vizinha.
Algumas pedradas nem atinge a grande árvore,
outras atingem e a ferem, derrubam seus furtos,
suas flores são despetaladas, 
alguns galhos se quebram.
A fraca árvore sorrir atoa, 
se diverte vendo esse espectáculo.
A forte árvore, algumas vezes chora silenciosa,
mas permanece firme.
Então você me pergunta, qual é a reflexão?
E eu te respondo, me sinto como essa árvore forte,
capaz de criar, de reproduzir, de florescer,
de auxiliar alguém com minha sombra,
o cheiro das minha flores, o sabor dos meus frutos.
Ser apedrejada as vezes dói sim.
Mas permaneço firme.
Já você, é essa árvore seca e amargurada,
que precisa da minha sombra em dias de calor,
que precisa dos meus frutos para alimentar
suas raízes e elevar alguma seiva 
até sua copa fria e sombria.
As pedradas que recebo 
parecem muito com suas críticas.
Mas quero te lembrar de uma coisa,
qualquer criança, por inteligência ou instinto,
vai atirar pedras naquela árvore
que possa lhe oferecer algo.
Se choro por dentro,
sempre recebo os visitantes com sorriso,
pois pior do que se alvejada por dar bons frutos
 é ser abandonada e esquecida 
em um canto da estrada,
por ser incapaz de florescer.
A inveja seca a seiva.
A criatividade faz a árvore resplandecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário